sexta-feira, 10 de abril de 2020

O Financial Times pede políticas socialistas

Moon of Alabama

No mesmo dia em que o Partido Trabalhista britânico anunciou a eleição de um novo líder de centro-direita para substituir o socialista Jeremy Corbyn, muito desprestigiado, o Financial Times (!) Pede as políticas socialistas que Corbyn planejava implementar.

Do editorial de hoje (03/04/20) do FT intitulado:

O vírus revela a fragilidade do contrato social (também aqui)

Se existe um significado valioso na pandemia do Covid-19, é que ele injetou um senso de união nas sociedades polarizadas. Mas o vírus, e os bloqueios econômicos necessários para combatê-lo, também iluminam intensamente as desigualdades existentes - e até criam novas. Além de derrotar a doença, o grande teste que todos os países enfrentarão em breve é ​​se os sentimentos solidários do momento atual moldarão a sociedade após a crise. Como os líderes ocidentais aprenderam na Grande Depressão, e após a Segunda Guerra Mundial, exigindo sacrifício coletivo, você deve oferecer um contrato social que beneficie a todos.
___

Reformas radicais - invertendo a direção política predominante das últimas quatro décadas - precisarão ser colocadas em cima da mesa. Os governos terão que aceitar um papel mais ativo na economia. Eles devem ver os serviços públicos como investimentos, e não como passivos, e procurar maneiras de tornar os mercados de trabalho menos inseguros. A redistribuição estará novamente na agenda; os privilégios dos idosos e ricos em questão. As políticas até recentemente consideradas excêntricas, como renda básica e impostos sobre a riqueza, terão que estar nessa mistura.
___

Amém para isso.

Houve um tempo em que eu regularmente comprava a edição do fim de semana do Financial Times para ler as discussões econômicas contidas nela. A edição de fim de semana também possui uma seção intitulada "Como gastar". Os mais novos carros de luxo são testados e as melhores propriedades são discutidas. Eu nunca tive vontade de comprar nada do que a seção anunciava. Eu pensei que o título pretensioso da seção provavelmente fosse para ser irônico.

Agora, o FT finalmente encontrou o conteúdo certo para essa seção.

Este editorial é uma mudança radical. Em breve, experimentaremos mais disso.

https://www.moonofalabama.org/2020/04/the-financial-times-asks-for-socialist-policies.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário